Oficinas

As inscrições para as oficinas serão feitas no local, diretamente com os oficineiros, conforme a disponibilidade de vagas estipuladas pelos mesmos.

Oficina: Percepção Fotográfica (Alexandre da Luz)
Uma explicação sobre o sistema de zona que o Fotógrafo Ansel Adans desenvolveu. O enquadramento e a percepção da cena antes do clic. A relação com a natureza e análise de fotografias.
Após, será lançada uma Jornada Fotográfica, onde os participantes da oficina vão buscar a melhor percepção da artemusicultura junto à natureza, através do registro fotográfico para expor no final da Jornada.
Material necessário: Câmera Fotográfica de qualquer tipo, inclusive celulares.
Número de Participantes: 30 pessoas.

Oficina: Arte de Rua
Conheça sobre a cultura Hip-Hop, partindo do seu processo histórico, seus fundamentos e origens, passando por todos os "4 Elementos" que compõem esta cultura urbana, como a dança, a musica e a arte visual. As informações serão fornecidas de forma expositiva e dialogada através de videos e slides, tratando da Cultura Hip-Hop e no elemento Graffiti.
Ao final da parte teórica, acontecera uma oficina "pratica" de Dança de Rua, direcionada a Danças Sociais que serviram como base e influência para a criação de algumas danças de rua conhecidas e praticadas ainda em tempos atuais.
Material necessário: Curiosidade, roupas confortáveis, animação e energia de sobra!
Número de Participantes: 50 pessoas.

Oficina: Roteiro e Direção para Cinema (Fábrica de Cinema)
Aprenda a criar, escrever, formatar e decoupar um roteiro de cinema, seja para produções de curtas, médias ou longa metragens. A oficina trabalhará com parte teórica, bem como, esclarecendo as várias nomenclaturas existentes dentro de uma produção, através de um glossário da linguagem audiovisual, serão realizados exercícios aplicados e cada participante sairá da oficina apto a escrever e formatar um roteiro de cinema dentro dos padrões profissionais.
Material necessário: Papel e caneta, ou quem desejar, poderá levar seu Laptop ou similar para trabalhar o roteiro diretamente no computador.
Número de Participantes: 40 pessoas.

Vivência de Yoga e Satsanga!
Em meio a natureza através da Prática do Yoga, você vai se conectar com a sua própria natureza interna... sua essência de Paz, Harmonia e Felicidade!
“O caminho supremo começa quando os cinco sentidos e a mente são apaziguados e o intelecto silenciado”. Esta tranquilidade dos sentidos é Yoga. O Yoga como prática de união, é a integração do corpo físico, mental e espiritual, incorporando os aspectos da vida humana ao caminho espiritual promovendo a saúde integral do praticante. Namastê!
Material necessário: Esteja preparado com roupas confortáveis, traga uma esteira, canga ou toalha, disposição e todos os seus sentidos voltados para você mesmo!
Número de Participantes: Todos vocês!

Oficina: "Transição Planetária e Despertar da Consciência Cósmica" (Sergio Almeida)
A "Transição Planetária e Despertar da Consciência Cósmica" parte das profecias maias e transita pelas teorias apocalípticas, consolidando a compreensão de que o momento cósmico pelo qual passa o Planeta Terra já era esperado e como isso afeta a todas as formas de vida, principalmente a raça humana. Questões como sintomas da crise transacional, mudança de frequência, novas escolhas, momento cósmico e ascensão fazem parte dessa oficina.
Sergio Almeida, 43 anos, é jornalista, formado em Comunicação Social e graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Estuda assuntos místicos, buscando uma abordagem científica e utilizando a literatura de várias áreas como amparo técnico. É sensitivo Psikapa 3 – Nível forte, com capacidades psíquicas de leitura e interpretação de campos energéticos. Estuda, especificamente, as profecias maias e a transição planetária há mais de cinco anos e trabalha auxiliando pessoas com “sintomas” a atravessar, com compreensão e tranquilidade, a crise transacional.
Número de participantes: 50 pessoas.

Oficina: Stop Motion (Fábrica de Cinema)
Aprenda a produzir um filme de animação com a técnica de Stop Motion. A oficina trabalhará com a parte teórica e prática, onde cada participante terá a oportunidade de planejar, realizar e finalizar sua própria animação em Stop Motion. Ao final da oficina, cada participante levará seu video finalizado para casa.
Material necessário: Qualquer estilo ou modelo de câmera fotográfica digital, ou, aparelho celular equipado com câmera fotográfica. Os computadores para edição do material serão disponibilizados pelos oficineiros da Fábrica.
Número de Participantes: 20 pessoas.

Exposição: Sustentabilidade (Caçamba de Entulho)
Já ouviram falar dos Rs da sustentabilidade? Anteriormente eram 3 Rs que faziam parte desta ideia: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar! Porém, hoje já se fala dos 5 Rs, parte-se do principio que tudo ainda pode melhorar. É um grande desafio da atualidade por em prática estes Rs. Mas quais são os outros 2 Rs??? Primeiro REPENSAR e o segundo RECUSAR.
Saiba mais sobre os 5 Rs da Sustentabilidade e após esta reflexão... MÃOS A OBRA!!! Você se acha capaz de por os Rs em prática???
Era uma vez, quatro garotas uma ambientalista, uma fotógrafa, uma trabalhadora sonhadora e uma ex-modelo.Juntas faziam um curso de produção de moda, e foi lá numa aula de produção para editoriais e catálogos que tiveram a idéia de montar um blog que mostrasse o que cada uma tinha de melhor. Foi dessa idéia que nasceu a "Caçamba de entulho" uma mistura de atualidades, curiosidades, utilidades e coisas engraçadas.
Material necessário: Curiosidade.
Número de Participantes: Livre.

Oficina: Livretos Artesanais (Cláudia Iara Vetter)
Inicia da proposta de realizar uma oficina de forma que o contato com o público seja de conhecer o trabalho autoral literário, juntamente com a oportunidade de debater e realizar a produção individual de cada um dos envolvidos, de forma ideológica e prática. Sendo a proposta da experiência para ser consumada através da produção de livretos manuais, à  baixo custo, revelam a produção artesanal e o uso de material próprio de oportunizar publicações independentes. Funcionando como forma de difundir trabalhos autorais (ou não) sem necessitar de grandes recursos e ao mesmo, conseguir reproduzir formas diferentes de arte e da criatividade em si.
Necessitando utilizar alguns materiais simples, como papéis, agulhas, linha, tesouras e material de desenho, o passo-a-passo serão dado junto dos participantes, aonde após uma introdução sobre a história desse tipo de atividade, mais um pouco das experiências da autora e demais informações que dali surgirem, cada um criará seu material próprio, ao que como prática iniciada ali, pretende frutificar como incentivo de apropriação maior de cada um dentro de seu ideal e condições.
Material necessário: Papéis, agulhas, linha, tesoura, cola, fita, material de desenho, etc. Alguns materiais serão disponibilizados pela autora.
Número de participantes: 30 pessoas.